terça-feira, 22 de março de 2011

MANIFESTO DOS ALUNOS DO CEFET-MG CAMPUS VII



Princípio básico para a construção de uma sociedade democrática e desenvolvida, a educação é um direito social garantido por lei na Constituição Federal Brasileira. A Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 dispõe que a educação “tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Além disso, dispõe também que a escola é uma ferramenta para a “formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico” no educando.
O Brasil assistiu nos últimos anos à uma gigantesca expansão da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica.  De 140 escolas em 2002, atualmente tem-se 366, o que representa um elevado investimento do governo federal na educação.
Somente o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais recebeu no ano de 2010 um investimento de R$ 146.769.607,48, investimento este que chega a ser superior que o recebido por algumas universidades federais, como a Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Universidade Federal de Itajubá.
Diante do exposto, torna-se inaceitável a situação atual do campus do CEFET-MG de Timóteo. Laboratórios precários e inseguros, infiltrações e “alagamentos” em salas de aula durante os períodos chuvosos, falta de material didático para todos os alunos, a ausência de computadores para uso coletivo, a inexistência de uma rede de internet sem-fio que atenda a população do campus (alunos, professores e funcionários).
Um exemplo da má administração dos recursos da escola pode ser claramente observado na dissolução do curso de mecânica, e nas precárias condições que se encontra o curso de metalurgia, que são os cursos de maior demanda na região, com duas grandes indústrias na área siderúrgica: Aperan (Arcelor Mittal) e Usiminas.
Apesar de haver uma eminente possibilidade de construção de um campus novo, não existe uma data prevista para a mudança de todos os cursos para o prédio. Nesse período a escola permanece sem infra-estrutura adequada, sendo que todas as reivindicações de mudança são dificultadas devido à existência de um projeto de construção do campus novo. No entanto, existem necessidades urgentes que não podem esperar.

Esperamos solucionar, portanto os seguintes problemas:
  • Disponibilização de livros didáticos para todos os alunos
  • Disponibilização de computadores para uso de todos os alunos
  • Acesso a rede de internet sem fio da escola para todos
  • Instalações adequadas para práticas esportivas
  • Sistemas de refrigeração/ventilação adequados para todas as salas e laboratórios
  • Reforma na infra-estrutura dos laboratórios, dando ênfase as questões como infiltrações, vazamentos, problemas nas estruturas e presença de animais perigosos.
  • Disponibilização de materiais para aulas praticas e projetos.
  • Abertura de mais projetos de pesquisa, em todas as áreas.
  • Reforma IMEDIATA nos banheiros
  • Xerox
  • Melhoria da alimentação servida no interior da escola
  • Avaliação de problemas gerais na estrutura e encanamento do prédio.
·      Fortalecimento dos cursos de mecânica e metalurgia
·      Solução para o problema da falta de salas.
  • Agilidade nos processos de implantação dos cursos de engenharia previstos, sendo estes: engenharia química, metalúrgica e cível
  • Maior participação dos alunos no que diz respeito ao projeto da obra de construção do novo campus.
  • Maior transparência nas decisões administrativas escolares

É importante ressaltar o Art.70 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que diz:
Considerar-se-ão como de manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis, compreendendo as que se destinam a:
I - remuneração e aperfeiçoamento do pessoal docente e demais profissionais daeducação;
II - aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e
equipamentos necessários ao ensino;
III – uso e manutenção de bens e serviços vinculados ao ensino;
IV - levantamentos estatísticos, estudos e pesquisas visando precipuamente ao aprimoramento da qualidade e à expansão do ensino;
V - realização de atividades-meio necessárias ao funcionamento dos sistemas de ensino;
VI - concessão de bolsas de estudo a alunos de escolas públicas e privadas;
VII - amortização e custeio de operações de crédito destinadas a atender ao
disposto nos incisos deste artigo;
VIII - aquisição de material didático-escolar e manutenção de programas de
transporte escolar.

Nós alunos manifestamos então através deste documento nossa insatisfação diante de todos os problemas e declaramos nossa situação de não passividade diante de tudo. Queremos que todos os problemas sejam resolvidos no menor prazo possível, e caso nenhuma providência seja tomada utilizaremos de medidas mais drásticas, sendo o caso até mesmo a paralisação temporária das aulas. Solicitamos então ao Professor Doutor Rodrigo Gaiba de Oliveira, diretor do Campus VII – Timóteo, uma manifestação imediata em resposta aos alunos, apresentando um cronograma para a realização das medidas necessárias.

Um comentário:

  1. Nuss, vcs botaram pra quebrar mesmo heim kkk
    Boa sorte ai
    Daniel

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...